segunda-feira, abril 05, 2010

Sonic Youth - Sonic Youth

Para quem não sabe, os Sonic Youth vêm este mês a Portugal. Se não me engano, será no dia 23 que a mitica banda de New York regressa ao nosso pais para um concerto no Coliseu. Mesmo ainda não sabendo se conseguirei ir ao concerto ou não, quero fazer esta espécie de especial para banda onde irei apresentar todos os seus álbuns e uma música a acompanhar. Tentarei mostrar músicas menos conhecidas ou que eu goste mais, por isso, será puramente pessoal.
Como poderão saber, esta era a minha banda favorita. Durante uns bons anos, eu vivia e respirava Sonic Youth a um ponto quase doentio (não ao ponto de dormir durante uma semana em frente ao Pavilhão Atlântico, pelo menos isso). Contudo, quase sem me aperceber, fui-me afastando lentamente da banda à medida que descobria novas bandas e novos géneros (como o math rock). Hoje em dia continuam a ser uma banda que eu gosto, mas sinto que realmente perderam o valor que tinham, muito mais depois de ouvir o último álbum deles. Por isso, isto é quase uma viagem pessoal pela banda que eu considerava como sendo perfeita, para conseguir perceber o que ainda gosto e o que me fez afastar dela. Vou passar por todos os álbuns principais (nada de SYR, mas sou capaz de falar de uma das OST que fizeram e dos Ciccone Youth).


Para começar, temos o primeiro álbum (ou EP, conforme quiserem...apesar de ser muito mais EP que álbum), intitulado simplesmente de "Sonic Youth". Aqui está algo que me lembro de pensar que não ia gostar. É muito simples, as letras não são nada do outro mundo e todo o ambiente funciona quase como uma demo tape, sem ir ao fundo daquilo que poderiam ou queriam fazer. Mesmo assim, gosto. Aliás, toda esta época até ao "Day Dream Nation" é a minha favorita por causa da vertente noise ser muito mais forte (mas isso fica para quando lá chegar). Não é nada do outro mundo, mas aconselho que o oiçam uma segunda vez quando chegarmos ao álbum mencionado (o Day Dream, que eu considero como o ponto de viragem).
Fiquem com a "Burning Spear", que possivelmente é a música mais conhecida deste EP. Pessoalmente, eu gosto muito da simplicidade e maluqueira desta música. Não há nada como ouvir esta música pela primeira vez, ainda mais quando o resto do EP é tão diferente (sem falar do próximo álbum...).


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial