quarta-feira, dezembro 01, 2010

O JohnSamus gosta do Portal



"Portal" é possivelmente dos melhores jogos que alguma vez joguei. Posso estar a exagerar, principalmente quando se trata de um jogo com uma duração máxima de 2 horas, mas acreditem quando vos digo que são das melhores horas que passarão a jogar na vossa vida. É um jogo inteligente, com um estilo apurado e apelativo. Uma história minimalista, mas muito bem construida e desenvolvida através de pormenores e de uma vilã incrivelmente trabalhada e deliciosa. A história de Portal é fantástica.
Somos uma cobaia, um rato de laboratório, presos pela Aparture Laboratories. A nossa missão é testar o novo aparelho, denominado de "The Portal Device" e tentar sobreviver a todas as provas que nos lançam. Se conseguirmos que toda esta experiência seja um sucesso, espera-nos um bom e delicioso bolo no final, só para nós. O problema é que dizem que o bolo é uma mentira. Contudo, eles não nos iam mentir, certo?
A jogabilidade é incrivel. O anteriormente mencionado "Portal Device" cria pequenos portais que nos ajudam a transportar-nos de um sitio para o outro. Basta atirarmos um portal azul para o sitio onde queremos ir, um laranja ao pé de nós e estaremos instantaneamente no local onde queremos estar. Os puzzles são bons, divertidos e bem construidos. Conseguem encontrar um meio termo entre o frustante e o apelativo, e entre o pensamento e a intuição. Estava com medo que fossem puzzles simplesmente irritantes, mas estava muito enganado. É um jogo que não tem momentos mortos e é inacreditável como o conseguem fazer num género como este (chegamos a um sitio, paramos para pensar, tentamos resolver, conseguimos resolver, passamos para outra fase). É tudo dinamico, cómico, alegre, ameaçador, delirante e puramente genial.
Eu adoro este jogo. "Portal" é uma dádiva de apenas duas horas que conseguiu um pequeno lugar no meu coração. É um jogo que, mesmo desejando que houvesse muito mais, me deixou satisfeito quando cheguei ao final. Sentimos que experienciámos algo do outro mundo, é algo que nos faz pegar no comando e jogar novamente. Estou mais que desejoso para jogar a sequela, que promete ser o dobro ou até o triplo daquilo que este foi. Com uma maior longevidade, cooperação, mais elementos de jogabilidade e uma história que promete ser ainda melhor que esta, não posso esperar para a ter nas minhas mãos. Se conseguirem pegar naquilo que "Portal" é e tornarem esta experiência em algo com uma maior longevidade e mesmo assim continuar tão apelativo como o primeiro e nunca repetitivo...será um dos melhores jogos do próximo ano. Isto se não for um dos melhores jogos de sempre.

Sai do Templo com: 9.5 em 10

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial