quinta-feira, janeiro 15, 2009

Uma aula de Cultura Visual

Cá estou eu. Peço imensas desculpas por nunca mais ter escrito nada mas não tenho tido tempo para nada. Venho deixar aqui dois quadros de um senhor chamado Gerhard Richter. Algo que vi há uns meses e, tendo em conta a cultura deste boião (hein?) não é de me surpreender que maior parte de vós já conheça a obra deste pintor (ou pelo menos o nome do homem).


O que me apanhou de surpresa foi que, quando vi estes dois quadros pela primeira vez, disse para comigo: "Uma foto. Uma foto interessante. Mas uma foto." Quando na verdade não! São pinturas! Pinturas com um nível de detalhe que nem uma grande máquina fotográfica de última geração apanhava! Não como a mão deste homem conseguia apanhar. Claro que estar a pôr aqui as imagens não dá, nem de perto nem de longe o nível de detalhe que elas têm ao vivo mas acho que ainda assim é espetacular.
Outro senhor que eu admiro é Francis Bacon. Deixo-vos aqui um quadro espetacular de Velasquez e deixo-vos o que Francis Bacon fez com ele:

(o Papa Inocêncio X, segundo Velasquez)

(o quadro de Velasquez, segundo Francis Bacon)

E pensavam que o primeiro metia medo.
E pronto. São as minhas aulas de Cultura Visual, uma bonita cadeira. São este tipo de coisas que me fascinam. Isto e Pink Floyd.
Isto, Pink Floyd e azeitonas.

Huuuuum azeitonas....

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial