quinta-feira, março 19, 2009

Rhubard on Classical Guitar

Acho que podem dizer que desde há uns meses para cá que tenho tido uma enorme curiosidade pela música "ambiental", pelos tons calmos e reconfortantes que este género musical consegue proposionar. Desde que comecei a apreciar, a música ambiental aparece sempre nos momentos certos para me fazer relaxar depois de um dia stressante ou levar-me até "àquele local" mágico que criamos nas nossas mentes e precisamos de visitar de vez enquando. É ao som destas músicas que consigo criar algumas das minhas histórias mais sérias, não todas, obviamente, mas sim aquelas que acabam por serem mais pessoais, intimas e com uma beleza individual que, mesmo que ninguém as perceba, eu sinto-me bem só de as ter escrito.
Um dos meus albuns favoritos deste género pertence ao grande "Aphex Twin" (Richard D. James, como quiserem), denominado de "Selected Ambient Works Vol. II". Acho que vou tão longe ao ponto de dizer que é um dos meus albuns favoritos e muitas noites acabam comigo a ouvir pelo menos uma das suas músicas. Guardo com especial carinho a "Rhubard", fiel companheira de trabalhos do curso, agora finalizado, principalmente quando o tempo se estendia mais do que estava previsto. Quando, já não me lembro porquê, fiquei sem a música, decidi procurá-la no "Youtube" e matar as saudades que tinha. No meio da pesquisa encontrei o video que agora vos vou mostrar, uma "cover" mais do que genial, quase perfeita e muito simplesmente uma das músicas mais bonitas que já ouvi. Podem achar que estou a exagerar, mas acreditem que não estou. James Devane, criador desta "cover", é uma grande pessoa por ter feito isto e neste caso, não é apenas um golpe de sorte protagonizado por este jovem compositor, o seu album de estreia "Trans013" (não tenho a certeza se este é o nome certo, mas pelo menos é o que tenho no ficheiro), é, para mim, um dos melhores albuns do ano passado. E digo isto sem quaisquer tipo de dúvidas.
Talvez o problema seja por eu não conhecer assim tantos artistas de música "ambiental",e isso fez com que eu me apaixonasse mais rapidamente por esta música e até pelo album de James, mas quando se é uma pessoa tão esquisita dentro deste próprio género musical, a única coisa que nos interessa é encontrar algo que seja genuinamente bom, sem nos importarmos pela existência de outros ainda melhores, pelos menos não naquele momento (acreditem, isto até faz sentido). A bem ou mal, a "cover" é genial. Uma passagem de electrónica para clássica, tocada apenas por guitarra, conseguindo englobar tudo o que a música original propocionava e até melhorá-la em certos pontos. O video é igualmente bom, e até podia discuti-lo ou pelo menos comentá-lo, mas acho que este texto já está suficientemente grande para a apresentação de uma música.

Já sabem, James Devane. Tentem arranjar o album dele se gostarem ou tiverem curiosidade por este género musical. Aposto que não se vão arrepender minimamente, mas não se esqueçam das caracteristicas das próprias músicas, por isso, se ouvirem e comentarem dizendo que são músicas secantes, então é porque não conseguiram entrar dentro do género e muito simplesmente isto não é para vocês. Isso não tem mal nenhum, eu também não gostava.


Etiquetas:

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Rhubarb. James Devanne.
Realmente é o melhor cover. Fazia um tempo eu já tinha achado esse vídeo também.
Me fez correr lágrimas dos olhos. Perfeito em qualquer aspecto.

10:08 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial