segunda-feira, abril 06, 2009

Berserk (anime)

Há quem possa dizer que estou completamente obcecado com esta série desde que vi e sofri com o seu último episódio. "Berserk" transformou-se numa das minhas séries favoritas de sempre, tão simples quanto isso. E sabem que mais? É animação, e ainda por cima japonesa. Por isso, para todos aqueles que continuam a insistir que os desenhos animados são para as crianças, vejam o "Berserk" e deixem de dizer coisas parvas.
Ainda tenho tudo muito fresco, passou pouco mais de um dia desde que vi um dos finais mais tristes, deprimentes, violentos e espectacularmente bem feitos, e pouco ainda consigo dizer de coerente. Em "Berserk", seguimos a história de Gatts, um jovem espadachim criado num mundo medieval alternativo assolado por guerra e morte. Sendo criado por um mercenário após a morte da sua mãe, Gatts aprende apenas uma coisa: matar para viver. Acabando por matar o seu tutor enlouquecido, parte à descoberta do mundo como um mercenário solitário, até ao momento em que conhece Griffith e o Grupo dos Falcões. A partir do momento em que se insere no Grupo e cria amizade com Griffith, Gatts muda, cresce e procura o seu sonho, a sua verdadeira forma de viver enquanto ajuda o seu amigo a subir ao topo. Contudo, a ganância tem um preço e nesta série, o preço é demasiado caro.
Penso que não posso dizer mais do que isto sem estragar tudo. A série assume a estrutura de um flashback, basicamente, temos o primeiro episódio como introdução para toda a história de Gatts até chegar ao presente, protagonizado pelo mesmo episódio.
Eu simplesmente não sei o que dizer desta série para além de que me deixou estupefacto. Muitos podem achar que estou a exagerar, mas muito sinceramente, isto marcou-me. Todos os personagens são extremamente bem-desenvolvidos ao longo dos 25 episódios, a história é simples, mas incrivelmente executada, dando mais ênfase à evolução dos personagens. A busca do sonho, a amizade que une o Grupo dos Falcões, o fascinio e ganância de Griffith, a vida destruida e condenada de Gatts, tudo se une para criar uma história que não vão esquecer.
Pontos negativos? Tenho de ser sincero, existe um e é dos grandes. "Berserk" começou por ser um manga, criado por Kentaru Miura, que ainda hoje está em andamento, por isso, esta adaptação apenas se ocupa da primeira parte da história. Resumindo, não acaba, deixa tudo em aberto para a história que se desenrola no manga. Contudo, não menosprezem a qualidade da série, vive por si só, e quando falo em "final", é mesmo um final, representa o fim de uma era e o começo da longa caminhada de Gatts à procura de vingança.
Para verem o quanto eu gostei da série, cheguei ao ponto em que estou disposto em comprar os mangas e seguir a história, e deixem-me que vos diga uma coisa, eu nunca, mas nunca fiz isto. Mas quando se gosta, gosta-se mesmo e eu estou completamente vidrado.
Em animação, a série não fascina. Tem um estilo de animação já datada, simples e sem nada de novo. Sendo de 1997, acho que podemos facilmente perdoá-la por isso. Os desenhos, o design dos personagens, bem, isso já é outra coisa. Todos os personagens são diferentes, mesmo muito bem criados e concebidos, principalmente Gatts, evoluindo ao longo da série.
Até a música é fantástica, encaixa completamente com o sentimento de solidão e desespero que sentimos ao longo da história. Já tive o prazer de ouvir a banda sonora toda, e até fora da série, todas as 12 músicas são fantásticas, indo desde ambientes mais calmos e reflexivos, até a completas loucuras electrónicas. Palmas para o compositor: Hirazawa Susumu.

Bem, mais não posso dizer. Espero que um dia a vejam. Se já viram, deixem as vossas opiniões, sejam elas boas ou más. De resto, não posso fazer nada, por isso, vou para um canto tentar recuperar do trauma que o episódio final me causou e esperar pelo primeiro volume do manga!


Nota pessoal: 10 em 10 (recomendado).

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial