quarta-feira, dezembro 30, 2009

Melhores do ano - Albuns

Já só falta um dia e o clima de festa começa-se a instalar. Claro que estou a ser irónico, até porque tem estado a chover, mas aquilo que importa é que amanha todos nós nos consigamos divertir. E para ajudar, aqui ficam as minhas 5 escolhas para álbuns do ano. Como a última lista foi tão grande, esta teve de ser mais pequena. Porquê? Por preguiça, claro, mas também porque já sabia que ia negligenciar muitos excelentes álbuns e assim, escolho os 5 que nunca saíram do meu mp3 desde o momento do seu lançamento (ou quando eu os descobri).

#5 - Kenpu Denki Berserk OST, de Susumu Hirasawa (1997, sim, é a OST do Berserk, mas quis meter o nome em japonês para parecer melhor)

Uma das melhores OST que ouvi. Susumu Hirasawa consegue criar uma atmosfera totalmente aterradora, fiel à história da série. Algumas das suas músicas vão atormentar os vossos sonhos e é isso que a torna tão especial. Nada no mundo de Berserk é bom ou belo, e esse sentimento de falta de esperança está nesta OST (estou a exagerar, têm músicas como a FORCES, que está no top de ontem, ou a Gattsu, que é mais calma e reflexiva).

#4 - In Prism, dos Polvo (2009)
Sabem o que é mesmo bom? Uma das nossas bandas favoritas regressar e não fazer um mau álbum. Não há nada melhor que sentir aquele sincero alivio de "ainda bem que isto é bom". Mesmo não ficando ao mesmo nivel dos primeiros três álbuns, "In Prism" é um álbum que vai crescer dentro de vocês. É incrivel como conseguimos logo reconhecê-los nos primeiros segundos da primeira música, "Right the Reation".
Para todos os que conhecem os Polvo, é mais do que obrigatório. Para aqueles que ainda não os conhecem, deixem-no para penúltimo (sim, oiçam-no primeiro que o "Shapes", o suposto último álbum)

#3 - Real Emotional Trash, de Stephen Malkmus & The Jicks (2008)
Os Pavement são das minhas bandas favoritas e, como é óbvio, fiquei intrigado quando descobri que o Malkmus tinha um projecto a solo. Apesar do primeiro album ser, para mim, meio "meh" e o segundo ser bom, mas a precisar de uns toques (a 1% of One é das melhores músicas que andam por ai), sinto que foi com este terceiro álbum que finalmente acertou. Misturando rock progressivo com um rock mais pop ou até folk, "Real Emotional Trash" é um álbum para se ouvir do principio ao fim. É daqueles álbuns que somos surpreendidos a cada música que passa e, ao contrário dos outros em algumas partes, mesmo nada aborrecido.
Depois do final dos Pavement, este é o álbum a ouvir. E se os rumores da reunião da banda forem verdadeiros, que tenham em mente o regresso dos Polvo. Senão mais vale ficarem quietos.

#2 - Post Nothing, dos Japandroids (2009)
Este é o álbum mais divertido do ano. Para primeiro álbum, os Japandroids acertaram em cheio. Não esperem grandes produções ou músicas que ficarão para sempre na história, esperem, isso sim, a mais pura das boas disposições, alegria e a simples alegria de tocar. E o melhor disto tudo é que tudo isto passa através das suas músicas. Ficamos alegres e cheios de energia ao ouvir o álbum, é quase impossivel não cantarmos vezes sem conta as suas letras simples, mas viciantes. É uma das melhores experiências sonoras deste ano, digam o que disserem. Aqui está uma banda que eu irei começar a seguir com toda a atenção e espero que me surpreendam ainda mais com o segundo álbum.

#1 - Merriweather Post Pavillon, dos Animal Collective (2009)

"Eu simplesmente adoro estes gajos", deve ter sido a primeira coisa que me passou pela cabeça quando acabei de ouvir o último album dos Animal Collective. Apesar de ter adorado o "Feels" e o "Strawberry Jam", foi com este álbum que passaram a ser uma das minhas bandas favoritas de sempre. É incrivel ver a evolução que sofreram ao longo de 3 ou 4 anos, como conseguiram criar músicas tão criativas e simplesmente bonitas, sem nunca perderem a sua essencia. É um enorme feito, pelo menos para o meu gosto musical. Tal como tenho dito, é um enorme gosto encontrar algo de que gostamos e os Animal Collective resumem alguma das razões pelas quais em adoro a "música" no geral. É incrivel como durante o ano inteiro eu sempre voltei a este albúm e passou a ser dos meus favoritos.
Acho que, por mais que possa estar para aqui a escrever, não há nada melhor que ouvi-lo. Vão de mente aberta e deixem-se envolver pela alegria que é o "Merriweather Post Pavillon".

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial