quarta-feira, abril 07, 2010

Soic Youth - Bad Moon Rising


Eu sei que já o disse para os outros dois álbuns, mas "Bad Moon Rising" é o mais complicado de ouvir dos primeiros três. É um álbum muito mais atmosférico, menos caótico e mais misterioso. Fiquei com a sensação que se trata de uma viagem nocturna pelas zonas montanhosas dos EUA (como o Canyon) e por zonas imaginárias. Quase que uma viagem sem destino, escapatória, cheia de problemas e dúvidas (penso que as letras ajudam). Eu sei que parece um bocado pseudo o que eu estou a dizer, mas o ambiente do álbum é peculiar e até único em relação ao resto da discografia. Este é um periodo de experiência, de procura pela forma correcta. E apesar de o continuarem a fazer durante a maioria da sua carreira, estes três primeiros álbuns destacam-se por essa mesma razão.
Se há coisa que eu gosto na construção deste álbum é o facto de todas as músicas estarem interligadas. Basicamente, até à "Death Valley '69", tudo está composto como se fosse uma só música. Não existe um fim conciso para as músicas e tudo continua (se calhar é por causa disto que fiquei com a impressão que se tratava de uma viagem).
Quando comecei a ouvir Sonic Youth, este foi dos álbuns que mais me despertou a atenção por ser tão diferente, principalmente porque tinha começado pelos mais recentes e fui descendo até ao inicio da carreira da banda. Passar do "Murray Street" para o "Bad Moon Rising" é um soco no estômago e admito que apesar de me deixar intrigado, nunca me fascinou. Penso que ao longo dos anos, este álbum teve o mesmo efeito que o "Confusion is Sex". São álbuns que cresceram dentro de mim, que passei a saber apreciar por aquilo que são. Foram álbuns que me deram um enorme prazer reouvir para puder fazer este especial. Não é o melhor álbum da banda, longe disso, mas é um álbum interessante com músicas mesmo muito boas. Contudo, o melhor álbum desta primeira fase da banda continua a ser o "Confusion is Sex".
Em relação à música que vou apresentar, não há muito a dizer. É das mais conhecidas da banda e das músicas que me fez gostar dos Sonic Youth (e, na altura, a única música que me fazia regressar ao álbum). Quando foi editado em 1985, esta música era a última música, era o final da viagem e acho que fica mesmo muito bem. Contudo, o álbum que tenho (outro que eu realmente comprei, e não é o último) também vem com o EP "Death Valley '69", contendo mais 4 músicas. Sinceramente, são boas músicas, especialmente a "Halloween", mas em termos de estrutura, não adicionam nada.
Espero que gostem.


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial