quinta-feira, abril 08, 2010

Sonic Youth - EVOL




Para mim, este é o ponto de viragem da banda. É também o inicio daquilo que gosto de chamar como a "trilogia", composta por este álbum, o "Sister" e o "Day Dream Nation". Este é capaz de ser o melhor momento da banda. Estes três álbuns são simplesmente fantásticos e representam muito bem aquilo que os Sonic Youth queriam fazer nos 80s (como também foram estes álbuns que os marcaram e deram mais visibilidade). A banda tem excelentes álbuns a seguir a esta época, alguns deles favoritos meus, mas para mim, este é o momento mais importante da banda.
"EVOL" é um álbum espectacular. Marca a entrada do baterista Steve Shelley, mudando para sempre a banda. Este foi também o meu primeiro álbum favorito dos Sonic Youth e o primeiro que comprei. É possivelmente dos álbuns mais acessíveis se não contarmos com os mais recentes. Mais melódico, concentrado, atmosférico e, arrisco-me a dizer, mais feliz. Não é por acaso que se chama "EVOL". Tanto por ser "love" escrito ao contrário como pelo possível significado de evolução. É um enorme passo para a banda e notamos essa evolução/mudança em músicas como a que irei apresentar. Para além disso, mesmo se afastando daquilo que criaram com os primeiros três álbuns, é espantoso ver como conseguem conciliar tudo num ambiente mais calmo e focado.
"Shadow of a Doubt" é uma música mítica. Durante muito tempo, considerei-a como sendo a minha música favorita e mesmo tendo perdido esse lugar, continua a ser muito importante para mim. É tão calma, tão bem feita e misteriosa, que assim que a oiço, fico tão calmo, longe de tudo e todos (mesmo que a letra tenha outra conotação). É dos melhores momentos da banda e o ponto alto deste álbum. É uma música que, mesmo que odeiem a banda ou o álbum, vai ficar convosco, irão voltar a ouvir vezes sem conta. Pelo menos, assim o espero.
"EVOL", um óptimo álbum para começarem se ainda não ouviram nada da banda.


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial