quarta-feira, setembro 15, 2010

O JohnSamus gosta deste album #12

King Crimson - Red


Este álbum tem cinco músicas e uma capa algo foleira. O que este álbum também tem são 5 das melhores músicas que ouvi este ano. E acreditem, isso é superior a qualquer má capa (como se fosse preciso dizê-lo). É um prazer ouvir um álbum tão bom, principalmente de um género que eu adoro e pouco tenho explorado. Está mesmo na altura de eu voltar ao "rock progressivo" e pesquisar um bocado.
É um álbum com um ambiente um pouco peculiar, indo de um tom mais pesado para refrões mais melódicos. Adoro a guitarra, os efeitos, a progressão que cada uma das músicas leva e do sentimento de descoberta, explosão e "catarse" que quase todas as 5 músicas têm no seu final. Estou a falar de um álbum de 1974 com uma sonoridade estranhamente actual. Posso estar a exagerar, mas parece-me que os King Crimson tenham uma composição mais complexa e uma sonoridade mais intemporal que os próprios Pink Floyd. Isto é totalmente discutível e eu mal conheço a discografia desta banda, mas depois de ouvir este álbum, só me apetece ir a casa das pessoas, fazê-las ouvir o álbum e parecer um maluquinho.
Bem, eu gosto muito, mas mesmo muito de "Red". Gostei tanto que sou capaz de gostar mais deste álbum do que do "In the Court of the Crimson King", de onde retirei a "21th Century Schizoid Man", e considerado como um dos melhores álbuns de "rock progressivo" de sempre. Contudo, ainda me falta ouvir muito da extensa discografia desta banda e estou com a sensação que coisas muito boas estão à minha espera.
"Fallen Angel" é a música que escolhi e tem um refrão impecável. A sério, oiçam. De momento, é das minhas músicas favoritas da banda juntamente com a "21th Century Schizoid Man". Se gostam deste género, e se ainda não conhecem esta banda, façam um favor a vocês mesmos e arranjem este álbum.


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial