segunda-feira, janeiro 17, 2011

TRON LEGACY


Para todas as pessoas que nunca leem até ao fim, eu vou resumir o que penso do "TRON Legacy". É um filme que me desapontou, que ficou àquem daquilo que eu estava à espera e daquilo que era capaz de ser feito tendo em conta o universo da série. É um filme extremamente bem feito a nivel técnico, tendo dos melhores visuais e banda sonora que ouvi nos últimos tempos, mas que despreza totalmente a sua história, construção e estrutura (para não falar que se intitula como legado e nem para isso serve). Acho, mesmo assim, que é um filme que merece ser feito, nem que seja para dar aos criadores uma nova oportunidade de tentar corrigir tudo sem que tenham de passar quase 30 anos.
Li num sitio qualquer alguém a comparar este filme ao "Avatar", dizendo que TRON é superior. Mesmo que sejam filmes totalmente diferentes, eu percebo a comparação. São dois filmes que se baseiam quase unicamente no seu visual e que não sabem contar uma história por mais simples que possa ser. Eu também concordo que "TRON Legacy" é melhor, até porque o "Avatar" irrita-me a um certo nivel, mas é uma desilução. O problema não é ter uma história simples, uma espécie de "coming of age" fora de horas, mas sim não saber contá-la. É incrivel o que uma boa estrutura e algum risco podem fazer por uma história que parece à partida básica. Era tudo o que este filme precisava para me conquistar, bastava isso para pôr de lado todas as sequências de acção mal feitas e mal aproveitadas. Mas não.
Tenho de rever o primeiro filme, porque depois de ver a sequela, fico com medo que o meu gosto por esta série seja apenas nostálgico. Das pequenas coisas que me lembro, o primeiro parece-me ser melhor, mais marcante. É injusto compará-los a um nivel técnico, por isso, vou prestar muita atenção à história e ver qual se safa melhor.
"TRON Legacy" não é um filme que me irrite. Não é daqueles que me fazem sair do cinema e partir os óculos 3D de raiva (cof cof RESIDENT EVIL AFTERLIFE), é apenas uma desilusão. Continuo a achar que todos devem ver o filme, apreciar os visuais e ouvir a excelente banda sonora dos Daft Punk (que eu nunca pensei que ficasse tão bem no filme). A nivel técnico, é um filme fantástico, algo que falarei durante anos, tal como fiz com o primeiro. Entristece-me que não tenham tido tomates para fazê-lo ambicioso a nivel de história e contar algo mesmo muito bom, que nos rebentasse completamente a mente. É disso que TRON precisa e é isso que quero ver na sequela (que eu não acredito que aconteça - e se já foi confirmada, digam-me).


Nota pessoal - 6 em 10 (os efeitos e a banda sonora são mesmo muito bons, e vá, o filme tem bons momentos).

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial