sábado, março 08, 2008

Greve dos professores

Já há algum tempo que não comento acontecimentos sociais neste blog, mas desta vez, com todas as greves que estão a decorrer, senti que a minha missão era destruir isso tudo com simples palavras rudes da minha parte. E eu até que consigo ser bom nisso, principalmente quando os professores, adversários mortais desde que tenho consciência de quem sou, preparam-se para marchar, neste preciso momento, à nossa linda capital e protestar sobre qualquer coisa que apenas eles compreendem como sendo uma coisa má. Segundo o que me disseram, e no qual eu acredito (pois acho que as pessoas não têm necessidade de me mentir), todos os professores estão-se a unir numa mega-greve para pararem as suas avaliações, isto é, as pobres criaturas de um deus menor não querem ver o seu trabalho posto em causa. Agora, digam-me uma coisa, (e eu sei que a maioria de vocês já pensou nisto), eles queixam-se daquilo que fazem? Eles passam a triste vida a avaliar jovens indefesos que ainda estão a dar os primeiros passos na vida, pondo tudo aquilo que fazemos em causa, pegando nas nossas aptidões e dando-lhes "valores" que nunca chegamos a compreender. Nós, alunos, queixamo-nos? Não, pois seria estúpido, visto que estamos a ser AVALIADOS e preparados para uma futura profissão. Agora digam-me, até que ponto vocês não querem saber se os vossos professores são competentes ou não? No meu caso, e no antro de "cunhas" e uma certa "podridão" em que tristemente vivo, ponho tudo isso em causa, pois sei que a maioria não merecia estar ali. Não sou radical o suficiente para dizer "se eles não querem, nós também não queremos", pois isso seria de uma pessoa mesmo estúpida e a merecer ir trabalhar para as obras por falta de capacidades mentais. Não, eu quero é saber as aptidões dos professores que nos ensinam, quero, por assim dizer, um melhor ensino. É doloroso ser avaliado, claro que é, mas ao mesmo tempo surge como necessário, pois talvez comecem a prestar mais atenção à vossa profissão, seus sugadores de vidas menores. Vocês são, se me permitem, os verdadeiros pedófilos da sociedade moderna, e que agora, sentindo-se presos a uma cadeira e sem as calças, dão gritos de socorro. Mas vocês sabem a vossa sorte.
Agora que olho para o que acabei de escrever, apercebo-me da razão pela qual não costumo comentar este tipo de coisas. Deixei-me levar tudo bem, mas podem ver isto como um pseudo-comediante que está a fazer umas piadas enquanto fala a sério. Podem fazer muita coisa, desde que tenham em mente que eu não sou contra os professores, pelo contrário, defendo o bom ensino, mas quando um grupo deles se revolta para não sabermos exactamente o que cada um deles sabe e nos pode ensinar, bem, aqui o Paperbag_Writer fica algo chateado. Contudo, isto é um texto num blog, certo?

Para todos os professores que estão, neste momento, na greve, só tenho uma coisa para vos dizer: Touché.

Obrigado.

Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger Pipa disse...

o que se passa é que quando um professor te avalia, sabe muito bem aquilo que mereces, uma vez que foram feitos testes para saber o teu grau de conhecimento e apartir daí avalia-te, não esquecendo que é o próprio professor que dá a matéria que te avalia.

No caso da avaliação de professores o que está em causa é o modo como vai ser feito a avaliação.

Não é justo um professor de Educação Fisica ou de Francês avaliar um professor de Matemática, porque além disso não deve perceber patavina dos conteúdos programáticos para a disciplina em que o professor está a ser avaliado.

Sim acho que deve realmente ser feita uma avaliação de professores, pois andam aí muitos que Deus me livre.

Mas acho injusto o modo como a Ministra da Educação está a fazer as coisas.

3:03 da tarde  
Blogger JohnSamus disse...

Desculpa ter demorado tanto tempo a responder, não quero parecer mal-educado. Gostava de agradecer por ter comentado o meu texto e espero que continues a visitar este antro de coisas esquisitas (esperando que gostes).
Ainda bem que estamos os dois de acordo, pois uma avaliação dos professores é necessária, o mais rapidamente possível, visto que, por aquilo que posso concluir, nós os dois já denotámos essa necessidade. Devo admitir que não sei como será feita essa avaliação, apesar de que para mim, o essencial continua a ser a avaliação em si. Para não parecer um parvo qualquer que fala sem saber (cof cof), devo concordar que o melhor método deve ser encontrado, algo que seja justo, tanto para os professores como para o ensino em geral. Melhor ensino, nada mais.

Mais uma vez obrigado!

8:14 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial