sexta-feira, novembro 21, 2008

O final mais triste de sempre

Existem coisas que nos marcam ao longo da nossa vida, umas por boas razões e outras por razões tão más que às vezes nem nos queremos lembrar delas. Neste caso, trago-vos algo que me marcou pela junção destas duas, num momento que me mudou como pessoa e me fez ver, ainda muito novo, como as coisas podem ser tão frágeis e como tudo acaba eventualmente por morrer.
Têm de perceber uma coisa, quando era apenas um miúdo, com uns 4 ou 5 ano, eu só tinha dois heróis: o "Robocop" e a "Ripley", personagem principalda saga "Alien". Era com eles que passava a maior parte do meu dia, revendo mais de mil vezes cada um dos seus filmes. Queria ser como eles, isto é, se um dia morresse e fosse transformado num cyborg construido para combater o crime ou um transsexual que acredita que naceu para combater contras extra-terrestres. Felizmente, sou apenas um rapaz que pode fazer com que existam histórias sobre isso. E agora, quem é que tem o poder? - Resposta: os produtores, mas isso já é outra conversa.
Ainda hoje, tanto o "Robocop" como o "Alien" continuam a ser dois dos meus filmes favoritos, filmes que ainda consigo rever com aquele sorriso nos lábios e surpreender-me. É bom rever os meus heróis de infância, mesmo que um deles me tenha deixado de rastos quando era muito novo.
"Alien 3" estreou em 1992 e como era muito novo nunca me passou pela cabeça que alguma vez o fosse ver ao cinema (mesmo que a minha me deixasse ver estes filmes, ela nunca, mas nunca me levaria ao cinema para o ver), tive de esperar que saisse nos clube de videos. Primeiro, surpresa, ali estava, o novo filme da saga! A capa era espectacular, com a cara do Alien mesmo perto da Ripley, pronto para a atacar. O que raio iria acontecer no filme se o Alien se iria aproximar tanto? O que aconteceu foi o maior choque da minha vida. Antes de continuar, gostava de mencionar que eu simplesmente não chorava quando era miúdo, com nenhum filme. A mãe do Bambi morreu e eu nem fiquei triste, o Mufasa morreu e a mesma reacção. A Tenente Ripley morre? Questiono toda a mortalidade humana e grito directamente para Deus, "porque é que a tiveste de levar?"
Desculpem estragar-vos o filme, mas vou ter de o fazer. No final do "Alien 3", a Ripley morre, levando consigo o monstro que a aterrorizou durante anos. Uma última batalha entre os dois rivais onde nenhum acaba por ganhar. O momento mais triste alguma vez feito num filme, pelo menos para o Paperbag_Writer de 4/5 anos. Nunca me tinha sentido tão mal, tão triste e inútil como naquela noite onde eu e a minha mãe nos sentámos a ver o filme. Não é fácil ver um herói morrer, é o mesmo que dizer que os nossos heróis são os bombeiros, dar um "hi 5" num, vê-los entrar num prédio em chamas e ver esse mesmo prédio explodir à nossa frente, enquanto os nossos heróis são consumidos pelas chamas. Foi assim que eu me senti durante o final do "Alien 3". Durante anos não consegui ver o filme, passou a ser um objecto de ódio, mas hoje em dia sinto que ultrapassei isso, aliás, costumo ver o final por achar que está extremamente bem feito e com uma carga dramática enorme. É um belo final para uma grandiosa saga...porque não existe "Alien Resurrection" (discutirei isso noutra altura).
E pronto, agora que sabem um dos meus traumas de infância, aqui vos deixo o final. Para todos aqueles que já viram, revejam, para os que não viram, epá, já o deviam ter feito. Vale a pena. Que a Tenente Ripley descanse em paz...a última sobrevivente da nave Nostromo.


Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial