quarta-feira, agosto 25, 2010

Satoshi Kon

Satoshi Kon, realizador japonês, faleceu ontem aos 47 anos. Há quem diga que tenha sido devido a um cancro e há quem diga que possam ter sido complicações cardiacas. O que todos sabem, é que acabámos de perder um excelente realizador. Seja ele o criador de alguns dos filmes "anime" mais conhecidos de sempre ou não, era sem dúvidas um visionário que sabia contar uma boa história usando um estilo visual excelente e bem construido. Vou ter pena de nunca mais ver algo feito por este senhor.
Eu sei que ultimamente têm morrido pessoas importantes tanto para o nosso pais como para a cultura internacional e eu mal mencionei qualquer um deles no blog. Porquê Satoshi Kon? Porque parece que ninguém está a falar da sua morte fora do circuito da animação japonesa. O IMDB não tem uma única noticia sobre ele e nem a data da sua morte foi adicionada à sua ficha. Vendo isto acontecer, decidi manter-me em paz comigo mesmo e fazer este pequeno tributo neste pequeno blog.
Gostei de todos os seus filmes e fascinaram-me pelo quanto as suas histórias eram diferentes. "Millennium Actress" deixou-me sinceramente emocionado, "Paranoia Agent" fez-me pensar e adorar a sua imaginação, "Perfect Blue" é um excelente thriller e "Paprika" é simplesmente lindo a todos os niveis. Ainda me falta ver o "Tokyo Godfathers", mas sei que Satoshi deixou para trás uma obra fantástica.
Eu já disse isto imensas vezes, mas volto a repetir. Não tenham problemas com a animação simplesmente porque parece ser maioritariamente para crianças. Nunca se esqueçam que existem obras geniais feitas para um público mais adulto. Todos os filmes de Satoshi Kon, mesmo tendo um visual colorido e fantasioso, são dirigidos a um público mais adultos e não são de todo para crianças. São histórias comoventes, criativas, labirinticas, misteriosas, lindas e fascinantes. Não tenham problemas de conhecer o trabalho deste excelente realizador e de muitos outros igualmente geniais. Não sejam parvos.

Satoshi Kon, um abraço!

Perfect Blue (1998)


Trailer


Millennium Actress (2001)

Trailer

Tokyo Godfathers (2003)

Trailer


Paranoia Agent (2004)

Trailer

Paprika (2006)

Trailer

Etiquetas: ,

1 Comentários:

Blogger Marta K disse...

Afinal já apareceu uma notícia. Vi o nome e lembrei-me de ti.

http://www.imdb.com/news/ni4041065/

11:28 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial