quarta-feira, dezembro 29, 2010

Top 10 - Filmes 2010

Acho que já não é preciso avisar que não vi muitos dos filmes que sairam este ano, especialmente o "The Social Network".
10 - Jackass 3D/Observe and Report
Um deles é mais do mesmo, mas melhor, e o outro é uma excelente surpresa. Nunca pensei gostar tanto do "Observe and Report" como gostei e sei que estou na minoria. Para ser sincero, nem os actores (gosto do Rogen, sim, mas ainda não é o suficiente para me fazer ver um filme), nem a história e nem o trailer me ajudaram a querer ver o filme, sempre achei que fosse uma porcaria. Mas fui surpreendido por uma comédia negra, extremamente estranha e invulgar sobre um segurança de centro comercial que sempre quis ser policia (a história parece previsivel, não é? Agora vejam o filme, eu pensava o mesmo).
9 - Infection (Kansen)
Este ano só vi filmes de terror que não prestam. À excepção deste, do The Signal e da surpresa agradável que foi o "Paranormal Activity 2", só vi merda. A culpa é minha por não ir mais vezes ao cinema ou só ter ido ao Motelx ver o George A. Romero, mas pronto. Este é um bom filme, vindo directamente do Japão, dos melhores que fizeram dentro do género. É bom saber que conseguem ir para além das miudinhas arrepiantes e criar uma boa história.
8 - (500) Days of Summer
Outro filme que não é aquilo que estava a pensar que era. Foi um misto de surpresa e desilusão, mas não deixa de ser um bom filme que merece ser visto. Continuo a dizer que o Joseph Gordon-Levitt é dos melhores actores da sua geração e se duvidam, aconselho-vos a ver o "Brick" e até o "Mysterious Skin".
7 - The Signal
Falei nele durante o especial de Halloween, é muito bom.
6 - Scott Pilgrim Vs. The World
Depois de tanto tempo à espera do filme, Scott Pilgrim fica apenas em 6º. Os meus problemas com a forma como a história foi contada continuam a assombrar-se e dizer-me enquanto durmo "isto podia ser muito melhor". Mas é dos melhores filmes que podemos ver se formos gamers, otakus ou até hipsters, e é por si mesmo um bom filme. Contudo, alguém pode ficar chateado por vê-lo abaixo de filmes como...
5 - The Fantastic Mr. Fox
Se não fosse pelo Toy Story 3, este era o ultimate animated movie deste ano. Eu adoro o Wes Anderson e este filme só ajuda a fazer-me gostar mais dele. Impecável.
4 - Where the Wild Things Are
Um filme que ficou comigo dias depois de o ver. Já há muito tempo que não lacrimejava no cinema e este filme consegui-o. Mesmo achando que certas partes são um pouco esquisitas (dentro da história), conseguiu manter as minhas espectativas. Bravo, Spike Jonze.
3 - The Road
Fiz uma critica ao filme, podem ler. Se não, ficam a saber que é bom.
2 - Inception
E aqui, pára tudo. Inception está mesmo no segundo lugar do meu top. Aquele que é considerado como o melhor filme do ano por muitas pessoas e até como o melhor filme do Nolan. Mas...simplesmente não é o melhor para mim. É um excelente filme, dos mais inventivos que sairam nos últimos anos, uma história espectacular, uma imaginação inacreditável e excelente em quase todos os niveis. Ainda não o vi uma segunda vez, mas tive problemas com o personagem principal e o DiCaprio. Senti que o problema da mulher não fosse bem explorado e explicado e que isso afectou parte do filme. A ideia dela afectar o seu sub-consciente é genial, mas aquilo que lhe acontece não é. Aliás, toda a sua relação com os outros personagens e a sua missão parecem secundárias para ele, e talvez a culpa seja do actor. E este não é o melhor papel dele, esse ainda está para vir.
Eu sei que todos os elementos do filme estão carregados de metáforas, que todas as personagens significam algo (como os seus nomes, por exemplo) e que isso cria um filme ainda mais poderoso. Mas eu vi-o uma vez e embirrei com a parte que já descrevi. Quis adorar o filme e matar-me de seguida porque já tinha visto o melhor filme de sempre, mas isso não aconteceu. Por mais que falem no filme, e até ver uma segunda vez, apenas tenho a dizer que "não é nenhum MEMENTO, mas é genial".
1 - Toy Story 3
Nostalgia, meus amigos. Isso e um filme bem feito fazem com que considere este filme como o melhor do ano. Nunca pensei que a terceira e última (espero) parte da saga fosse tão, mas tão boa. Toda a aventura, simbologia, história conclusão fizeram com que o meu coração crescesse 3x o seu tamanho. Foi dos filmes que mais me fez sorrir e sentir bem. Inception, mesmo sendo superior em quase todos os niveis, não conseguiu fazê-lo (e eu tenho consciencia que são géneros diferentes...mas quando acabamos de ver um filme que adoramos, o sentimento é o mesmo para qualquer filme).
Vou ter saudades vossas, Woody e Buzz.
Se não concordam com a lista, mesmo sendo a minha opinião, comentem para andarmos à tareia! A sério, vai ser fixe!

Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger Marta K disse...

Eu tb estive para fazer a minha lista mas ainda não sei bem se a faça ou não.. Acho que vou para o filmaffinity ver o que andei a ver este ano e decido depois :P
Desses vi Inception e Signal. Outros que estão aí são da minha lista dos "para ver" Ela é enorme. Ainda agora fiz uma folha que colei na parede do quarto para ir riscando e ter noção.
E depois de cada vez que vou ao cinema aparecem mais não sei quantos trailers. Hmm.. tenho imensos mesmo :P

Ahh a propósito, Facebook; coloquei lá um trailer de uma série do Spielberg com o Noah Wyle (ER). Invasões. Seis meses depois. Estou curiosa! (Falling Skies)
E vi hoje no cinema o trailer de Skyline. Curiosa tb! A pensar apenas se será do género de Cloverfield (a história apenas porque não é como se alguém estivesse a filmar)

8:13 da tarde  
Blogger JohnSamus disse...

o inicio do próximo ano é do "True Grit" e do "Tron Evolution". Tenho de ver esses filmes, principalmente o primeiro. Vou dar uma olhadela no trailer que falas e ver o que acho, estou a precisar de me arranjar seriamente a uma série, :P e que substitua o "Walikng Dead" até à próxima época.
O Skyline é que não me chama muito a atenção. "Monsters", um filme que saiu este ano e também é sobre uma invasão, parece ser melhor. Ah, e vê o trailer do "Battle: Los Angeles", é interessante.

11:26 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial