sábado, abril 10, 2010

Sonic Youth - Daydream Nation



Considerado como um dos melhores álbuns dos 80s e como a obra-prima dos "Sonic Youth", não existem quaisquer dúvidas que este é um álbum grandioso. Não há volta a dar. Este é simplesmente um álbum que merece ser ouvido pelo menos uma antes de morrerem. Gostem ou não, deviam fazê-lo. É um marco para a indústria musical...mesmo que pareça que estou a exagerar.
Eu sei que ao longo deste pseudo-especial tenho rebaixado o álbum um bocado, mas a verdade é que é um grande álbum. Pode não ser o meu favorito (como disse ontem, esse é o "Sister"), mas tenho de admitir que em termos de forma e conteudo é superior a tudo o que a banda fez. Tudo foi feito para chegar a este momento. Tudo o que eles tinham ou criaram passa a fazer sentido neste álbum. Passam para um rock mais alternativo, se calhar até um post-grunge (se é que isso existe, mas na verdade a banda iria a apostar nesse estilo e a tocar com bandas como os Nirvana - que eles próprios ajudaram), que muda um bocado a sua sonoridade. Penso que, por um lado, ficam mais acessíveis e isso até é bom. Não temos tanto os ambientes de um "Confusion is Sex" ou até do "Sister". Penso que o começo desta "nova" sonoridade vai dar ao famoso "Dirty" (penso que esse álbum é ainda mais conhecido que este) e eu tenho graves problemas com esse álbum. Muito por o achar overrated, aborrecido e muito inferior ao "Goo" (o "Goo" acaba por ser como o "Sister" em relação ao "Dirty").

Para ser sincero, eu adorava este álbum. Com o passar dos anos, penso que os gostos mudaram e comecei a sentir algumas fragilidades no álbum. As minhas queixas pessoais vão desde o achar um pouco mais repetitivo que o resto e perder parte da sonoridade que gostava da banda. Não se enganem, eu gosto do álbum, mas penso que o "Sister" consegue conciliar melhor o ambiente noise, louco e despreocupado do que este. "Daydream Nation" é uma obra-prima desde o inicio. Aposto que foi pensado dessa forma. E isso nota-se claramente.

Sem quaisquer dúvidas, oiçam este. Aliás, oiçam este antes do "Sister". Oiçam talvez este antes do "EVOL" e tirem logo do vosso caminho a suposta obra-prima. Oiçam logo o que é considerado mundialmente como o melhor álbum da banda e descubram o resto da discografia com calma. Penso que ficarão mais surpreendidos com o que está antes e depois deste álbum. Não se enganem, este é o momento de ruptura da banda e a partir daqui os momentos baixos são mesmo baixos e os altos menos fortes. "Goo", o álbum que se segue, é ainda espectacular e dos meus favoritos (ainda estou para ver se não gosto mais desse do que do "Daydream Nation"). Mas eu sinto que esta era, que esta sonoridade acaba aqui. "Sister" foi o ponto forte do passado e este álbum o seu final. "Goo" acaba por ser um monstro diferente e o melhor álbum dos "Sonic Youth" até meados dos 90s (e isso são pelo menos 3 ou 4 álbuns).

Em relação à música, decidi mostrar a mais que conhecida "Teenage Riot" (simplesmente espectacular, o inicio é fantástico e uma das músicas dos Sonic Youth que guardo carinhosamente no meu coração).


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial