sexta-feira, maio 07, 2010

Dead Space


De todos os jogos que queria jogar quando tivesse uma Playstation 3, Dead Space era sem dúvidas um deles. Desde míudo que adoro "survivor horrors" e saber que finalmente estavam a fazer um que poderia ser assustador e realmente bom (sejamos sinceros, o género tem estado cada vez pior desde que o Resident Evil 4 passou tudo para a acção ou a série Silent Hill teima em não lançar um que seja mesmo bom - ainda não joguei o Homecoming...), deixou-me esperançoso. As criticas são boas, os trailers são bons e as opiniões dos jogadores são ainda melhores. Hoje acabei-o e devo dizer que é um excelente jogo.
A história é simples. O nosso nome é Isaac Clarke e vamos com a nossa equipa socorrer uma nave mineira. Se ainda não perceberam o que acontece assim que chegamos lá, aconselho-vos a ver um dos trailers...acho que ficam com uma boa ideia. A história em si é simples, não é nada do outro mundo, mas consegue criar um ambiente interessante. Acho, isso sim, que tem elementos muito bons que deviam ter sido mais explorados. As sequências de história deviam ser mais frequentes e desenvolverem mais o que se passou na nave. Em vez disso, temos demasiada exposição nos últimos três capitulos, com plot-twists nada preparados ou com grande força narrativa para a história. Contudo, elementos com a religião, o cultismo, as necessidades humanas, tal como a estupidez humana, a sobrevivência e demência são bons exemplos daquilo que podemos encontrar na história deste jogo.
Apesar de não ser tão assustador como eu queria que ele fosse, Dead Space tem os seus momentos. O ambiente é pesado e inseguro, sentimos que não temos um ponto de descanso e que tudo à nossa volta nos pode matar. A nave USG Ishimura é um cenário extremamente bem pensado e desenhado. É solitário e assustador, relembrando-nos a cada sala que entramos que estamos praticamente sozinhos naquela nave cheia de seres prontos para nos matar. Senti que era um jogo bem cuidado, cada elemento tinha o seu propósito e tudo aquilo que encontrava nos cenários não servia apenas de "eye candy" (exemplo das mensagens escritas pelas paredes, tanto em inglês como na lingua misteriosa do jogo). Há muito tempo que não me sentia tão bem a jogar um "survivor horror", por outro lado, já há muito tempo que não dizia que tinha jogado um "survivor horror"...
A jogabilidade é capaz de ser o elemento mais normal de todo o jogo. Se estão habituados a jogos na terceira pessoa, vão-se sentir em casa. Pensem na famosa e revolucionária jogabilidade de Resident Evil 4, mas com a habilidade de andar enquanto disparam. Isto para mim, é das melhores coisas que podiam colocar no jogo. Não me venham com histórias que não conseguir andar e disparar dá uma certa tensão, porque eu acho isso estúpido. Sim, funciona no Resident Evil 4, mas até que ponto isso é mesmo uma boa escolha? Adoro o facto de o conseguir fazer neste jogo. Para além disso, ajuda no aspecto da jogabilidade que eu mais aprecio: o desmembramento. Não pensem que atacar os inimigos na cabeça despacha a situação, em Dead Space temos de os desmembrar. Cortar membros nunca foi tão stressante, tão assustador e violento como neste jogo. Senti verdadeiro pânico quando vinham a correr para mim e eu não conseguia acertar nos membros.
Temos também o elemento da gravidade zero neste jogo. Partes da nave estão destruidas e a única maneira de avançar é explorando a falta de gravidade. Eu tinha receio que este elemento fosse estragar a jogabilidade do jogo, mas está muito bem realizada. Alguns dos melhores puzzles do jogo são feitos em áreas sem gravidade e conseguem ser desafiantes. Até uma das batalhas com bosses é feita desta forma e é épica. Aliás, todas as batalhas com bosses são épicas. Há já muito tempo que não sentia medo e receio enquanto avançava para um boss. E ver monstros gigantescos, repito, gigantescos, erguerem-se perante mim prontos para me matarem foi mesmo muito bom.
Mesmo não sendo um jogo perfeito, Dead Space é uma experiência muito boa. Estou mais que empolgado para jogar o segundo e a minha fé nos survivor horrors regressou. Mesmo sabendo que os jogares infelizmente começam a dar mais importância a acção do que a um ambiente bem estruturado, sinto que o género ainda não morreu. Precisa mais uma vez de se reinventar e deixar para trás as bases que reconstruiu com Resident Evil 4. Precisamos de um novo Silent Hill, de um novo Project Zero (que seja para a PS3 e que saia cá pelo menos) ou até de um novo Resident Evil. A partir deste momento, até de um novo Dead Space o género precisa. Se gostam de survivor horrors e têm uma XBOX360 ou uma PS3, não hesitem.

Nota pessoal - 8.5 em 10

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial