quarta-feira, novembro 03, 2010

[.REC] 2 (2009)




E continuando com o meu especial de Halloween que está tão atrasado que já não faz qualquer tipo de sentido, consegui finalmente ver a sequela para um dos filmes de 2007 que mais me deixou a querer ver mais. A sequela? Eu acho que os realizadores em Espanha se juntaram, espiaram-me, viram a minha reacção ao primeiro filme ("isto podia ser muito melhor, não deixa de ser divertido, mas quero mais e melhor porque assim não chega), riram-se e fizeram como missão de vida fazer-me ver um filme medíocre de um dos géneros que eu mais gosto e que não é muito falado (filmes na primeira pessoa).
Peço desculpa a todas as pessoas que gostam deste filme, mas para mim, é estúpido. A história é parva, os personagens são irritantes, não é assustador, não há tensão e não se consegue focar naquilo que quer que nós vejamos. Mas o pior, e quando eu digo pior é mesmo das piores coisas que podiam ter feito a este filme, é terem desenvolvido o que é a infecção. Se as pequenas informações que tiveram no primeiro vos deixaram curiosos ou, como eu, assustados sobre o que poderia ser aquela epidemia, preparem-se. A razão pela qual tudo aquilo se passa é tão WTF que até eu, cujo conhecimento de filmes de terror começou na série B (e até das mais reles), fiquei totalmente espantado e furioso por aquilo que estava a ouvir. Oiçam, é original, acreditem que nunca viram o género a levar uma reviravolta tão grande como nesta série, mas porra, ser-se original não quer dizer que sejamos automaticamente bons.
É aqui que realizadores como o Romero ganham. Para além de serem filmes incrivelmente superiores (e nem devemos compará-los, é injusto visto que são dois sub-géneros diferentes), Romero nunca explica o que se está a passar. Dá pequenas informações, mas nunca chega a um momento onde alguém diz "é por causa disto que existem zombies". É o mesmo problema que o remake do "Halloween" tem. Ele é mau porque é simplesmente mau, não há forma de o parar ou de sabermos como o vamos parar. Se não sabemos o motivo pelo qual os mortos estão a voltar à vida (coisa que não acontece no [.REC], mas não posso avançar mais sem começar a disparar spoilers), não podemos fazer muito para descobrir uma cura. É, pelo menos para mim, muito mais assustador saber que aquilo pode acontecer a qualquer pessoa a qualquer momento e que uma vez infectado, acabou-se. É uma força misteriosa que nós não conseguimos parar, dai que o acto de sobreviver a tal acontecimento seja muito mais forte. Tenho dito.
Eu queria gostar deste filme. Aliás, eu queria ter adorado o primeiro, mas pelo menos nesse consegui divertir-me e assustei-me em certos momentos. Esta sequela parece vazia de qualquer sentimento. Preocupa-se mais a explicar uma história parva do que a desenvolver os seus personagens e o quanto a situação onde estão metidos é perigosa e mortal. Pessoas morrem, infectados correm, parecem umas cenas e eu, no meio disto tudo, apenas conseguia pensar: "o que raio estão a querer fazer, caraças?". Eu adoro este tipo de filmes, gosto que estejamos a ver tudo pelos olhos de um personagem e gosto da sensação que "tudo aquilo poderia estar a acontecer-me". Mas [.REC] 2 não consegue isso, foi aborrecido e enervantes Nos momentos em que parecia que estava a acontecer alguma coisa, tudo parava para mais exposição e a tensão acabava por morrer.
Vejam o filme se gostaram do primeiro. Depois saiam do cinema ou das vossas casas e dêem um soco na primeira pessoa que virem. Digam-lhe que o fizeram por terem visto este filme, ela compreenderá.

Nota pessoal: 4 em 10

Etiquetas:

3 Comentários:

Anonymous Jesus disse...

eu avisei.

7:04 da tarde  
Blogger JohnSamus disse...

Devias ter-me mandado com qualquer coisa à cabeça para eu perceber.
O que me preocupa é que vêm ai mais duas sequelas.

7:52 da tarde  
Anonymous Jesus disse...

FODA-SE

7:06 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial