quinta-feira, dezembro 30, 2010

Top 10 - Albuns 2010

10 - Robert Fripp - God Save the Queen / Under Heavy Manners
Nunca pensei gostar tanto de efeitos de guitarra, mas a verdade é que Fripp fá-los bem, criando uma primeira parte atmosférica e emocional, e culminando numa segunda parte totalmente louca. Good stuff, mas que sinto que não posso recomendar. Fripp também trabalhou com o grande Brian Eno (ouvi um dos seus trabalhos e é muito bom, contudo, tem o defeito de qualquer banda dos 70...músicas enormes que ocupam mais de metade do álbum e que são secantes).
9 - Clark - Totem's Flare
2010 foi o ano em que fiquei maluco e comecei a gostar de música electrónica. Este gajo é o culpado. Mesmo sabendo que o álbum é bom, mas não genial, foi uma surpresa deparar-me com um trabalho tão sólido. É daqueles albuns que até ouvimos aquelas músicas menos boas sem nos preocuparmos, principalmente porque existe apenas uma e sabemos que a música que se segue é excelente.
Clark é dos artistas mais interessantes que descobri este ano e este é, para mim, o melhor sitio para começarem.
8 - Shogun Kunitoki - Vinonaamakasio
Este álbum sim, foi uma surpresa. Dos primeiros que ouvi este ano, foi dos poucos que, assim que entrou no meu mp3, nunca mais saiu. É um álbum extremamente divertido, mas ao mesmo tempo caloroso e emotivo. É uma mistura interessante protagonizada por uma bateria e sintetizadores (ou orgãos, sei lá).
7 - Baths - Cerulean
Um dos álbuns que marcou o meu Verão e aquele que me fez olhar com mais atenção para um género que desconhecia, "glitch pop". É simplesmente divertido e alegremente triste. A ouvir.
6 - Frank Zappa - Apostrophe (')
É Frank Zappa, dos meus artistas favoritos. Pouco há a dizer.
5 - Grizzly Bear - Vekatimest
Se ouvi todos os singles desta banda no ano passado, só no inicio deste é que tive vontade de ouvir o álbum completo. Encontrei um trabalho excelente e poderoso para além das músicas que tinha ouvido. Pensava que era daqueles álbuns que ia achar aborrecido e que apenas os singles se iriam aproveitar. Enganei-me e bem.
4 - King Crimson - Red
O melhor álbum que ouvi, até agora, da banda. Não é o melhor álbum deste ano porque me sinto algo despegado dele, como se tivesse passado à frente e nunca mais olhado para trás. Mas sei que é genial e seria um crime não falar nele. "Fallen Angel" e "Starless" são das melhores músicas que a banda fez e dos trabalhos mais sólidos que têm (isto é, não há fillers ou músicas enormes e desinteressantes).
3 - Slint - Spiderland
Demorou, mas finalmente percebi este álbum. É genial.
2 - Adebisi Shank - This is the Second Album of a Band Called Adebisi Shank
Sem quaisquer dúvidas, o álbum mais divertido que ouvi este album. É uma alegria ouvi-lo do principio ao fim. Se gostam de math-rock ou de um rock puramente descontraido e divertido, dêm uma olhadela a esta banda e descubram os dois álbuns espectaculares que fizeram (este é o melhor para mim).
1 - Tera Melos - Patagonian Rats
Melhor álbum de math-rock que ouvi desde que descobri os Don Caballero. Cada vez que o oiço, gosto mais. É viciantemente do caraças e o álbum que ouvi mais vezes este ano. É tão bom que, por mais que fale e fale, nunca vou conseguir explicar todos os aspectos que me fazem gostar tanto dele. É, acima de tudo e na minha opinião, o primeiro trabalho dentro do género que consegue conciliar vozes com a parte instrumental. Posso ser só eu, mas gosto da voz do Nick e sinto que foi bem pensada e inserida (coisa que parece não acontecer muito).
Os Tera Melos são os meus Japandroids deste ano. No caso destes, já tinha ouvido trabalhos anteriores, mas nunca me tinham surpreendido. Com "Patagonian Rats", rockaram o meu world todo e passaram a ser das melhores re-descobertas que fiz recentemente.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial