segunda-feira, fevereiro 28, 2011

SERIES #3

Agora que cheguei ao ponto de falar da minha série favorita, apercebo-me que todas as que escolhi são de comédia. Mesmo que tenha gostado de uma série de outro género, já não me lembro ou vi há demasiado tempo para a puder considerar como uma das minhas favoritas. Mesmo que existam inúmeras séries de comédia fantásticas que ainda tenho de ver, sei que é um género onde consigo entrar mais facilmente. Pode parecer estranho, mas ando para ver o "Fringe" desde que começou. Por outro lado, a "Modern Family" despertou-me o interesse e vi a primeira época em menos de um mês (que, já agora, adoro). Ou até o "How I Met Your Mother", que se não fossem pelas duas últimas temporadas, estaria nas minhas escolhas, é um exemplo de séries que começo a ver sem parar. Mas um dia vou perder tempo e ver o que há por ai e investigar outros géneros.
Sem mais demoras, a minha série favorita chama-se...

Garth Marenghi's Darkplace

Darkplace foi uma série produzida, realizada, escrita e protagonizada pelo escritor de horror Garrth Marenghi nos anos 80. Não se preocupem se não conhecem umas das melhores e mais surpreendentes séries na história do Channel 4. Pouco depois da sua estreia, a série foi cancelada não por ser má, mas por ser demasiado assustadora e real. Se duvidam que isso seja verdade, deixem-me que vos diga que foi o próprio Marenghi que o disse e ele é um escritor com mais de 100 livros (escreveu mais do que aqueles que leu, por escolha própria, chegou a um ponto onde achou que já tinha lido o suficiente).
Mas no fundo, Darkplace é sobre uma série extremamente má dos anos 80 que é revisitada pelos seus criadores e actores. Vemos parte dos episódios (com um orçamento e qualidade duvidosas) e somos brindados com algumas das mais brilhantes entrevistas alguma vez feitas ao elenco de uma série. É, basicamente, uma série dentro de outra série.
Mas Darkplace é, acima de tudo o que disse, uma série demasiado boa para ser verdade. Sabem aqueles filmes horriveis que adoramos ver por serem tão maus que são bons? Darkplace é isso, gozando com todas as séries que se faziam nos anos 80 e dando-lhe um toque especial de maldade só para apimentar as coisas. É uma comédia, é uma sátira, é tudo e mais alguma coisa.
Todos os episódios são espectaculares e muito bem escritos. Já o disse mais que uma vez, mas é uma arte escrevermos bem para parecer tão mau. Aqui não é uma questão de falta de talento, mas sim saber com o que se pode gozar e o que se pode fazer passar por mau. Desde "one liners" a maus actores, a maus enquadramentos ou falas esquecidas, esta série está repleta de pequenos pormenores técnicos e dramáticos que nunca conseguirão assimilar tudo da primeira vez. Ainda hoje me surpreendo e acreditem que já vi esta série imensas vezes (tenho o dvd e tudo!).
Os diálogos, as histórias, os personagens...eu fico sem palavras só de pensar neles. Esta deve ser a série que mais vezes uso falas porque são geniais. Coisas como "You must be the kindest man I know, and I know God" são falas que vos ficarão na cabeça e vos farão rir do nada. Todas as falas são excelentes, somos constantemente bombardeados com excelentes deixas que nos deixarão a rir até cair para o chão. É uma pequena comédia extremamente esquisita e nonstop.
A razão porque gosto tanto desta série é um bocado mais dificil de responder. Eu adoro este tipo de coisas, de pequenas sátiras a estilos passados, de "spoofs" a filmes ou séries que são feitos para serem maus e que são hilariantes. Quando vi esta série foi amor à primeira vista. Vi tudo no mesmo dia e penso que ainda revi alguns dos episódios. No dia a seguir, lembro-me que estava a gravar um projecto escolar, passei o dia a comentar a série com amigos. É simplesmente algo que me faz mesmo, mesmo sorrir. É tão parvo, mas é ao mesmo tempo tão inteligente. Se o pessoal do South Park é inteligente pelas suas criticas a vários problemas da sociedade, Darkplace é inteligente por manobrar o seu género, quebrá-lo, reconstrui-lo e usá-lo como quer. Isto, não se enganem, é complicadíssimo de escrever, principalmente com a magnitude com que eles o fazem nesta série. A comédia passa tanto pelo guião como pela realização e é tão visual. É algo que nós vemos e percebemos por causa dos filmes que vimos quando eramos mais novos. Mas acima de tudo, é uma série que, depois de ter revisto umas 200 vezes, continua a fazer-me rir até cair para o chão.
E pronto, não digo mais nada. Está na hora de verem uns quantos videos e perceberem do que se trata (e não se esqueçam que tudo isto é feito para ser mau).












Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial