sexta-feira, dezembro 31, 2010

Top 20 - Músicas 2010

Tal como no ano passado, este é o maior dos tops. São 20 músicas que ouvi durante este ano e adorei. São daquele tipo de músicas que irei ouvir daqui a 20 anos e continuar a gostar. E é incrivel como voltou a ser o top que demoro mais tempo a fazer. Pensava que este ano isso ia acontecer com os álbuns (até porque ouvi muita coisa), mas pelos vistos eu embirro mais facilmente com um álbum do que com uma música...
Como são tantas, não vou fazer o tipico texto a explicar o porquê de as ter escolhido. Se me conhecem, acho que percebem. Posso parar e falar numa ou noutra, mas nem pensem que o vou fazer para todas. É demasiado trabalho para algo que nem deve ser lido.

20 - Hotel Freud, dos Black to Comm

Fascina-me o quanto eu acho está música lindíssima.



19 - The Hit, dos Daughters

Enquanto estava a fazer a lista para os álbuns, esqueci-me totalmente dos Daughters! Oiçam o álbum, vale a pena.



18 - Uncle Remus, de Frank Zappa



17 - Mulberg, dos Shogun Kunitoki

Mais uma razão para ouvirem o álbum destes gajos.



16 - Metridium Fields, dos Giant Squid

Ora aqui está uma música que me fez ouvir o álbum e depois desapontou-me. Eu gosto desta música, aliás, quando a descobri, já não dava valor a uma música de post-rock há muito tempo. Para além disso, quantas bandas conhecem que fazem um álbum sobre a vida de uma lula gigante?





15 - Helicopter, dos Deerhunter

Muito provavelmente irão dizer que não tenho qualquer tipo de gosto musical, mas não gostei muito do álbum dos Deerhunter, "Halcyon Digest". Contudo, adoro esta música. MESMO.



14 - Slow, do Twin Shadow



13 - D|P 3 (The Disintegration Loops), por William Basinski

Continua a provocar-me um arrepio na espinha sempre que a oiço e é o melhor momento pseudo que tive este ano (ouvir os 20 ou 30 minutos de seguida e reflectir sobre a fragilidade da vida...pretty heavy shit).



12 - Cities in Dust, dos Siouxsie and the Banshees



11 - Laughing Hieroglyphic, do Avey Tare



10 - The Chase Scene, dos Broken Social Scene



9 - Maximalist, do Baths

Se não fosse pela música que está em primeiro lugar, esta seria a melhor música electrónica que ouvi este ano (mas, tecnicamente, é a melhor de 2010).



8 - Rano Pano, dos Mogwai

Que venha o novo álbum!



7 - Younger Us, dos Japandroids

Estes gajos tornaram-se numa das minhas bandas favoritas.



6 - Purple and Stripes, dos Tera Melos

Os Tera Melos estão em todo o lado!



5 - Fallen Angel, dos King Crimson



4 - In the Wake of Poseidon / Epitaph, dos King Crimson

Empate, não consigo decidir qual a melhor. Costumo pender mais para a In the Wake of Podeison, mas o final da Epitaph e letra são demasiado bons para não estarem aqui. É um empate.





3 - Good Morning, Captain, dos Slint



2 - The Suburbs, dos Arcade Fire



1 - Springtime Epigram, do Clark

Pode parecer esquisito, mas é, sem quaisquer dúvidas a melhor música que ouvi este ano. Melhor que King Crimson, Tera Melos, Arcade Fire e afins. Não vos consigo explicar totalmente o porquê, até porque eu consigo explicar melhor aquilo que não gosto do que aquilo que realmente gosto, mas é simplesmente uma música que considero linda, nostálgica, emotiva e reflexiva. É uma música que me faz parar e pensar, que me transporta para outro mundo e me aconchega mesmo quando sei que as coisas nem estão assim tão bem. É uma música que vou levar comigo, é algo que precisa ser experienciado por todos. Mesmo que não compreendam ou não gostem tanto quanto eu, é uma música que merece ser ouvida. Ponto final.


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial