segunda-feira, abril 12, 2010

Sonic Youth - Goo


"Goo" foi dos primeiros álbuns que ouvi da banda. Se bem me lembro, foi por causa da "Kool Thing" que resolvi ouvir primeiro este álbum do que, por exemplo, o "Sister", o "Dirty" ou até o "Daydream Nation". A música é "catchy", fica no ouvido e nunca mais sai. Para ser sincero, todo o álbum é assim. Não esperem encontrar só músicas como a "Kool Thing", mas pensem encontrar um álbum mais descontraído que "Daydream Nation" (pelo menos, é isso que eu sinto).
Eu adorei regressar a este álbum. Já há uns bons dois anos que não o ouvia e foi simplesmente fantástico ouvir músicas como a "Titanium Expose" ou a "Mote". Foi sempre um álbum que gostei. É sem dúvidas uma espécie de sucessor do "Sister". Sinto que tem o mesmo ambiente, apenas mais indie, e parece que a pressão de "Daydream Nation" estava a desaparecer. Sinto que aqui voltaram a experimentar com a forma que tinham encontrado no álbum anterior e deixaram-se levar. Penso que é um álbum muito único na discografia da banda e algumas das ideias que criam aqui voltarão a aparecer ao longo dos seus álbuns dos 90s (apesar de perderem a sua magia). Por um lado, este é o sucessor da suposta obra-prima dos "Sonic Youth" e acredito que todos estavam à espera de algo ainda mais surpreendente. Contudo, sinto que eles fizeram exactamente o contrário, optando por um álbum sólido, mas não tão épico. Muito mais descontraído e alegre que o anterior, e para mim, isso é de valor. Talvez seja por isso mesmo que considere este álbum muito mais fácil de ouvir que o "Daydream Nation".
Para as músicas, temos duas. Tenho de mostrar a "Kool Thing", é que não maneira de falar no "Goo" sem ter esta música em mente. Oiçam e curtam. É claramente material de single, mais comercial, mas simplesmente porreiro. Aliás, depois deste álbum, ou ainda com este álbum, a palavra "comercial" começa a aparecer mais vezes na sonoridade da banda. Mas, para ser mesmo muito sincero, eu não quero saber.
Para a segunda música, apresento-vos a "Titanium Expose", que encerra o álbum. Eu adoro esta música e estará possivelmente no meu top 10 das músicas favoritas da banda. Sinto que pouco se fala nela e sem razão. Por isso, oiçam e curtam.
E para amanha, depois de uma semana a falar de "Sonic Youth", chegamos finalmente ao "Dirty". Quase tão conhecido, se não for mais, que o "Daydream Nation", é também dos primeiros grandes sucessos da banda. Contudo, eu tenho um grave problema com o "Dirty" e considero que marca o downfall da banda. Mas isso fica para amanha.




Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger Marta K disse...

Com tantos posts sobre os Sonic Youth fico curiosa. Parece-me que vou ter que ouvir as músicas deles com atenção este fim de semana xP

9:25 da tarde  
Blogger JohnSamus disse...

Tens de ouvir com atenção e muita paciência, que eles não são uma banda muito fácil. Mas penso que têm músicas para todos os gostos, por isso, acredito que vás encontrar coisas que realmente gostas.

5:33 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial