quarta-feira, abril 14, 2010

Sonic Youth - Experimental Jet Set, Trash and No Star



Depois de uma semana e meia a escrever textos sobre os "Sonic Youth", pensava que já tinha apanhado o jeito e que depois do "Dirty" tudo seria muito mais fácil. No entanto, aqui estou eu sem saber o que dizer. "Experimental Jet Set, Trash and No Star" é um álbum tão medíocre que simplesmente perdi as palavras. Por mais que o tente defender, não consigo. Por mais que o tente destruir, também não consigo. Não é um álbum mau, aliás, como já o disse inúmeras vezes, a banda não tem um álbum realmente mau, mas porra, isto é quase "fast food".
Se depois do "Daydream Nation" eles conseguiram fazer o "Goo", eu não percebo como é que eles não conseguiram dar um bom seguimento ao "Dirty". A fama subiu-lhes à cabeça? Deixaram de saber aquilo que queriam e resolveram fazer uma versão "light" do álbum anterior para ver como corria? Porque foi isso que eu senti quando hoje ouvi o álbum. Ideias claras do "Dirty", mas com uma sonoridade que não me apela. Para ser sincero, tem um ambiente despreocupado como o "Sister", mas não se aproxima minimamente dele. Talvez tenha sido um álbum feito à pressa, para aproveitar o sucesso do "Dirty", como se as pessoas comessem o que quer que eles deitassem cá para fora. Se é isso, "apenas mais um álbum, sem paixão", não é um mau álbum desse género, mas se isto foi feito para ser um bom álbum...bem, falharam.
Mas irrita-me. Por mais que eu queira odiar este álbum, não consigo. Porquê? Porque tem boas músicas e uma dose de nostalgia em cima. Não critico as músicas uma a uma (apesar de não gostar muito de músicas como a "Starfield Road" ou "Self-Obsessed and Sexxee"), mas sim o seu conjunto. São despegadas, misturadas sem razão. Parece que foram fazendo o álbum sem terem uma ideia em mente. Mas porra, isto será uma constante. Para os três álbuns que se seguem, que mudam mais uma vez a sonoridade da banda, isto irá se repetir. Boas músicas, mesmo muito más músicas e álbuns quase memoráveis. Muito sinceramente, eu não sei o que se passou com eles e até acredito que esteja a exagerar (ou até errado) em relação a isto, mas para mim eles foram-se abaixo.
Para as músicas, duas que eu adoro mesmo. "Waist" e "Tokyo Eye" são das melhores músicas deste álbum e a primeira até apareceria se eu algum dia fizesse um best-of dos "Sonic Youth". São músicas porreiras para contra-balançar o dia de chuva.


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial