terça-feira, abril 20, 2010

Sonic Youth - The Eternal


Depois de duas semanas de especial, chegamos finalmente ao último álbum da banda. "The Eternal" foi lançado em meados de 2009 e a recepção não foi nada do outro mundo. Depois de me ter afastado um bocado da banda, decidi ouvir este álbum na esperança de reencontrar algo que me atraisse no passado e pudesse voltar à minha antiga banda favorita. No fundo, eu sabia que me ia desiludir e a primeira vez que o ouvi...nem consegui chegar ao fim. Tentei várias vezes até acabar por desistir. Apenas consegui ouvir este álbum do inicio ao fim umas duas vezes e o mais triste é que já estou a contar com a vez que ouvi hoje para o puder analisar.
Será um mau álbum? Mais uma vez não, não é um mau álbum. É, isso sim, uma desilusão. Quando somos mesmo fãs de alguma coisa, temos duas formas de olhar para as coisas: tudo o que a banda faça será sempre mesmo muito bom ou a mais pequena mudança faz com que se estrague tudo. No meu caso, estando já desligado dos "Sonic Youth", foi sentir que estavam a fazer mais do mesmo. Depois de três álbuns mesmo muito bons, fazem um totalmente desinspirado e desinteressante. Assim que acaba, poucos são os momentos que nos ficam na cabeça. O mais provável é que nem fiquem com vontade de voltar a ele para ouvir uma única música que seja. E mesmo assim, não é um álbum mau.
Mesmo não sendo do melhor que já fizeram, as músicas não são más. Têm momentos muito bons, sinais claros dos tempos áureos da banda. Denotei mais isso na parte mais instrumental das músicas ou nos refrões. Parece que foi um álbum feito para tentar agradar o maior número de pessoas possível, mas sem tendo noção daquilo que estavam a perder. Sinto, e posso estar a exagerar, que basta ouvirem uma música para ouvirem o álbum todo. Devo dizer que é mais um álbum cansativo do que propriamente mau. Mais uma vez, passei quase o tempo todo a olhar para a quantidade de músicas que faltavam para acabar e isso é do pior que pode acontecer.
Depois de re-ouvir toda a discografia da banda, não tenho quaisquer dúvidas que o "The Eternal" não é algo que vá perdurar. Acredito que seja um álbum de passagem (talvez até mais que o "Experimental Jet Set, Trash and No Star" que o álbum que falei ontem) e que o próximo seja muito melhor. É bom ver que ainda conseguem fazer boa música, até mesmo num álbum tão pouco memorável. Talvez seja eu que no fundo não queira gostar deste álbum, mas tenho de ser sincero ao dizer que tirava apenas umas três músicas e o resto mandava para o lixo. Mas, e espero que tenham aprendido isso ao longo do especial, os "Sonic Youth" são uma banda espectacular, das melhores alguma vez criadas e se há coisa que eles não têm é um álbum genuinamente mau...quer queiram ou não acreditar.
Bem, para as músicas...acho que podem ficar com a "Anti-Orgasm" e a "What We Know". Penso que são dois bons exemplos...pelo menos acho que sim. Senão, epá, oiçam o álbum!
E pronto, já acabado. Mais um especial manhoso do Boião de Cultura que chega ao fim. Foi um prazer revisitar a discografia dos "Sonic Youth". Redescobri coisas que adorava neles e aprendi muito mais desde que deixei de ser obcecado. Podem não ser as melhores criticas, mas tentei ser o mais honesto possivel em relação aos meus próprios gostos e experiências ao longo dos álbuns. Muito deles serão álbuns que ficarão na minha memória até morrer, muitos deles ainda são meus favoritos, por isso, sinto que voltei a dar o devido valor que a banda merece. E para todos os que gostam, não é de mais salientar que o concerto é já no dia 22!




Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial