domingo, abril 18, 2010

Sonic Youth - Murray Street


Uma vez disseram-me: "Se há coisa que os Sonic Youth nunca fizeram foi mudar". E eu nunca percebi isto. Como disse no inicio do especial, eu comecei pelos álbuns mais recentes e fui descendo. Se houve coisa que eu senti foi mudança. Tanto na construção das músicas como no seu som e até nas suas letras. Qualquer banda, que assim se intitule, tem de evoluir, de se transformar, de encontrar aquilo que realmente quer fazer. Resumindo, se não mudarem...morrem. Talvez esteja a confundir experimentalismo com evolução, mas para, mim, esta banda esteve sempre em constante mutação. E mesmo tendo sempre elementos que a caracterizam, ouvir um dos seus álbuns é sempre uma experiência nova.
"Murray Street" foi o primeiro álbum que ouvi dos "Sonic Youth". Foi este o meu ponto de partida. Terá sido o melhor? Não sei, mas que é um dos melhores álbuns que algumas fizeram, disso não tenho quaisquer dúvidas. É tão bem feito, tão coeso, tão "épico" que nos sentimos tão bem quando o acabamos de fazer. E no fundo, é tão simples. Mas é uma simplicidade pensada e construida, talvez até mais sentida e com significado. Muito mais melódico que qualquer um dos seus trabalhso anteriores, este é um ponto completamente diferente da banda. Nota-se assim que a excelente "The Empty Page" começa. É uma mudança tão clara e tão evidente que um sorriso nasce nas nossas caras.
Acreditam que eu não tenho nada de negativo (que seja válido) para dizer mal deste álbum? Eu começo a pensar que este está em segundo lugar no meu ranking, mesmo por baixo do "Sister". Eu gosto muito da fase ou vertente noise, experimental, que a banda sempre teve, mas neste álbuns as coisas mudaram mesmo muito. Não esperem nada do que já tenham ouvido. E mesmo adorando essa enorme parte da carreira deles, a forma como este álbum é feito compensa totalmente essa suposta perda. No entanto, existem sempre coisas que ainda servem de ecos para esses tempos. A "Radical Adults Lick Godhead Style" é um claro exemplo disso, principalmente na parte final.
Tendo ou não os elementos que aprecio na discografia dos "Sonic Youth", "Murray Street" é simplesmente um álbum quase perfeito e facilmente aconselhável. Estando a ouvir a discografia por ordem, consegui ver de forma mais clara a evolução da banda e grande parte dos seus defeitos. Para mim, os 90s foram uma época muito complicada para eles e infelizmente criaram álbuns que, mesmo não sendo maus, não eram nada do outro mundo. Este foi um "turning point", o "Daydream Nation" dos 00s e mesmo não sendo épico ou marcante como ele, continua a ser um álbum importante para a banda.
Para as músicas, fiquem com a "The Empty Page" e a "Radical Adults Lick Godhead Style", que foi durante muito tempo a minha música favorita. Ainda hoje é uma música que me arrepia, que me deixa nostálgico e até meio triste. Sinto sempre que é sobre perda, sobre deixar qualquer coisa...mesmo que a letra e o som sejam um bocado diferentes disso. Eu nunca disse que era bom a interpretar músicas, pois não?




Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial