terça-feira, abril 20, 2010

Sonic Youth - Rather Ripped

"Rather Ripped" é um bom álbum. Mesmo sendo inferior aos últimos dois, é um álbum extremamente divertido de ouvir. As músicas são cativantes e mais mexidas. Não vou ao ponto de dizer que é mais fácil de ouvir, mas começamos a sentir aqui uma pequena mudança. O ambiente não é tão coeso e tem músicas que quebram completamente a "awesomeness" do álbum. Não é perfeito, nem é mau. É, isso sim, melhor do que muita coisa que eles fizeram.
Lembro-me da primeira vez que o ouvi. Depois de arranjar alegremente uma versão "leaked" na internet muito antes do lançamento, fui alegremente para a escola a ouvir o álbum. Este era, se não estou enganado, a primeira vez que tinha ficado ansiosamente à espera de um novo álbum dos "Sonic Youth" (penso que quando comecei a ouvir, o "Sonic Nurse" já tinha saido) e foi uma excelente experiência. Durante semanas não me calei. Adorava o álbum e estava mais do que contente por não ser uma desilusão. Mesmo com colegas meus a dizerem que "não passava mais do mesmo", senti que havia aqui algo de novo. Hoje percebo melhor o que eles estavam a dizer, mas continua a ser um bom álbum.
Se tivesse de o comparar, este seria o "Experimental Jet Set, Trash and No Star" dos 00s (e muito superior, claro). O que eu quero dizer com isto é que funciona como o final de mais uma era da banda. A formula do "Murray Street" já estava a desaparecer, tendo sido quase esgotada no "Sonic Nurse". Sinto que eles queriam mesmo experimentar algo novo, mas ficaram a meio do caminho. Nem novo, nem antigo, uma espécie de hibrido que realmente poderia ter sido melhor do que aquilo que é.
Tem músicas mesmo, mas mesmo muito boas. Mas...tem o problema que muitos dos seus álbuns dos 90s tiveram: músicas pouco memoráveis (ou más). É que são músicas que quebram completamente o álbum. Se tivessem tirado uma ou duas, tinha sido quase um álbum perfeito. Aliás, mesmo tendo músicas mais pequenas e acessiveis, deu-me a sensação de ter custado mais a ouvir que o "Sonic Nurse" e penso que isso se deva à existência de uma estrutura não tão sólida (músicas mal colocadas ou que nem deviam estar no álbum). Claro que isto podem ser apenas tretas que eu estou para aqui a dizer e não percebi nem metade do que eles queriam fazer.
No fundo, é um álbum que merece ser ouvido e adorado. Pode parecer que não gostei assim tanto dele, mas gostei. Como disse ontem, esta pseudo-trilogia é muito boa e mesmo sendo o elo mais fraco, sempre é melhor do que aquilo que está para vir. Tem ideias muito boas e músicas que ficarão na vossa cabeça durante muito tempo. Falando em músicas, desta vez trago-vos a "Jams Run Free" e a brutal "Reena".
E só fica a faltar o "The Eternal". Amanha no "season finale" do especial, teremos aquele que considero ser o pior álbum da banda. O álbum que me fez afastar de "Sonic Youth" e nunca olhar para trás. E muito provável, a razão pela qual eu estou a fazer este especial. Mas isso fica para daqui a bocado.




Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial