sexta-feira, abril 16, 2010

Sonic Youth - NYC Ghosts & Flowers



O gosto é uma coisa muito interessante. Supostamente, é algo que nem deve ser discutido e no entanto, é o que mais vemos por ai disfarçado de "critica". No fundo, todos discutem gostos quer tenham consciencia disso ou não. Tal como qualquer outra opinião ou gosto, os meus também podem ser discutidos. Com tudo isto, apenas quero dizer que gosto do "NYC Ghosts & Flowers".
E porquê esta introdução? Porque pelos vistos este é dos álbuns mais criticados da banda. O site "Pitchfork" dá-lhe um surpreendente "0.0" em 10 . No fundo, eu percebo as criticas. É um álbum complicado de ouvir, simples, mas ao mesmo tempo psicadélico e com um ambiente muito próprio. Li em qualquer lado que quiseram criar um álbum experimental de poesia e nota-se uma maior importância em relação às letras (não estou a dizer que são boas, até porque eu não lhes liguei nenhuma).
Mas no fundo, eu gostei de ouvir este álbum outra vez. Surpreendeu-me muito mais que o "A Thousand Leaves" e dentro do seu experimentalismo, pareceu-me ser muito mais coeso. Sinto que, a bem ou a mal, eles sabiam o que queriam fazer com este álbum. Gosto da sonoridade porque me faz lembrar um "Confusion is Sex" ou um "Bad Moon Rising" mais simples e não tão noise (ou No Wave, sei lá). E para mim, isso é mais que bom.
Não é um álbum perfeito e acredito que a maioria de vocês não irão gostar. Acredito que acabem por achar este álbum muito mais aborrecido que o "A Thousand Leaves", mas simplesmente não consigo concordar com isso. Talvez o meu conhecimento e gosto musical seja algo limitado para ver o quanto este álbum é mau. Talvez daqui a uns anos consiga perceber isso, mas hoje, neste preciso momento, eu gostei do álbum. Sendo-se ou não um génio, no fundo acaba por ser uma questão de gosto. Não sou nem acredito que um dia seja critico (quanto mais um dos bons) e é por causa disso que tenho um blog. Oiçam sem medos, mas se calhar é melhor deixarem para uns dos últimos.
"Nevermind (What was it anyway?)" e "NYC Ghosts & Flowers" são as músicas escolhidas. A primeira é o único single do álbum e uma das que eu ouvia mais quando descobri a banda. A última é, por assim dizer, a música épica do álbum, aquela que reune todos os seus elementos. É um bom exemplo daquilo que vão encontrar. Acho-a arrepiante, dolorosa, sentimental e uma das que me ficava mais na cabeça. Parece que isso vai voltar a acontecer...
E assim acabamos os 90s. Tecnicamente, "NYC Ghosts & Flowers" é de 2000, mas também me refiro à chamada "má época" dos "Sonic Youth". Têm ainda a "Free City Rhymes", que abre o álbum e é um bom ponto de partida. Sábado não vou puder escrever nada, por isso, domingo teremos um dos melhores álbuns da banda e um enorme "virar de página" para eles. Segue-se um dos meus álbuns favoritos: "Murray Street".

Nevermind.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial