segunda-feira, abril 19, 2010

Sonic Youth - Sonic Nurse


Apercebi-me que gosto muito da nova fase dos "Sonic Youth". Mesmo não sendo um amor tão grande como pelo inicio da carreira da banda, a verdade é que eu gosto muito desta pseudo-trilogia composta pelo "Murray Street", "Sonic Nurse" e o "Rather Ripped". Gosto da sonoridade, da calma, do sentimentalismo, da nostalgia e até de uma possível influencia de rock progressivo. Talvez tenha tudo acontecido enquanto o Jim O'Rourke se juntou à banda, mas estes álbuns são fantásticos. "Sonic Nurse" aproveita aquilo que "Murray Street" construiu e desenvolve. É um álbum mais composto e mais desenvolvido. Mesmo não sendo tão bom quanto o anterior, este continua a ser um álbum essencial para qualquer fã da banda.
Os "Sonic Youth" conseguiram grandes coisas com estes dois álbuns. "Sonic Nurse" desenvolve mais a vertente que eu penso estar mais próxima do rock progressivo e alternativo. Temos músicas maiores, bem pensadas e com boas partes instrumentais. Penso que há um maior cuidado com a parte instrumental e tal como no "Murray Street", o barulho fica mais uma vez do outro lado da porta. Sou até capaz de admitir que é um álbum muito mais sentimental e com um ambiente mais forte que o "Murray Street". Quando o ouvi novamente, pareceu-me ser um álbum mais melódico, com um ambiente muito demarcado. E, mais uma vez, eu não acho isso mesmo nada mal. Eu adoro as suas partes instrumentais e toda esta vertente mais calma. Mas eu também ligo muito mais à parte musical do que às letras. Não sei se faço bem ou não, mas mesmo tendo boas letras (ou secções de letras), nunca me pareceu ser o forte da banda. Por outro lado, neste álbum temos uma maior preocupação com as vozes e mais uma vez a voz da Kim Gordon volta ao patamar que eu sempre pensei que lhe pertencia.
"Sonic Nurse" vale mesmo muito a pena. Se gostaram do "Murray Street", não pensem duas vezes e oiçam imediatamente este. Em relação às músicas, fiquem com a "Stones" e a "I Love You Golden Blue". Uma delas porque é boa e não oiço falar muito, a outra porque é simplesmente bonita e penso que representa parte do sentimento do álbuns.




Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial